Tenho participado de uma brincadeira no Facebook: enumerar uma BD por dia até 2020. Começou há alguns meses, e agora dou-me ao trabalho de aqui a reproduzir. Mostro, hoje, as escolhas desta semana, com link na imagem para o texto que escrevi sobre o livro, ou um nhónhózinho, caso ainda não tenha falado dele.

E, na recta final, BDs e leituras para todos os gostos e uma coisinha especial.



 


 

Promethea de Alan Moore e J.H. Williams III - Neste dia tão mítico, místico e religioso, quando se celebra uma das maiores histórias da Humanidade, posso sugerir-vos uma das minhas obras favoritas do mestre da BD, Alan Moore, acompanhado pelo excelente J.H.Williams III. Uma viagem pelo mundo dos mitos, da genética das histórias e das lendas, de como são, ao mesmo tempo, moldadas pelo real e como moldam-no também. É nessa troca que se forma a matéria da Vida do Homem, da sua História e do seu Legado. Uma das melhores BDs que aqui já vos apresentei. E começou agora a sair uma versão Deluxe que é, no mínimo, essencial (imagem ao lado).

Amazing Spiderman (vol. 1) 229-230 de Roger Stern e John Romita JR. - Neste dia mais especial para mim, escolhi uma história daquela que foi, durante muito anos, a minha personagem favorita e aquela com quem comecei a ler BD. O Homem-Aranha de hoje está muito longe daquele pelo qual me apaixonei, mas o mundo é assim e eu ainda tenho histórias como esta para ler e reler a belprazer. Nela, Peter Parker vê-se obrigado a defrontar um adversário muito acima das suas capacidades, o Fanático (Juggernaut, em inglês). Com este pequeno conceito, Stern demonstra o que torna o Homem-Aranha a personagem que é. Um homem "normal", em o que lhe vale é uma mistura de teimosia e sentido de justiça, aperfeiçoado ao limite do altruísmo. Dificilmente existe melhor descrição de quem é Peter Parker e de todos os super-heróis que trouxeram-me tanto prazer, inspiração e filosofia de vida. Esta história li-a, pela primeira vez, em meados de 1986, na revista Homem-Aranha n.º 37 da Editora Abril

2 comentários:

Optimus Primal disse...

Essa historia do Aranha é muito boa e vai voltar a sair aqui algures em 2020 via Salvat.

SAM disse...

Obrigado pelo comentário.

Sim, é um das minhas preferidas do Aranha.