Panini Portugal - Vingadores-X, volume 1, Sombra Vermelha

Saiu ontem nas bancas e pela Panini a versão portuguesa desta excelente BD de Rick Remender. Está longe de ser das de mais fácil acompanhamento por um leigo, mas é também das mais divertidas e entretidas do panorama da editora Marvel. O escritor concebeu uma mega saga envolvendo ao mesmo tempo os Vingadores e os X-Men, saga essa que pretende ser finita mas que se estende por vários anos - atualmente, nos EUA, vai no 18.º fascículo e este da Panini coleciona os primeiros cinco. Pela escala, pelos personagens envolvidos, tem-se se revelado surpreendente pela qualidade e pelo enredo. Um verdeiro bombom para todos os fãs de BD em geral e dos personagens em particular.

Tudo começou com a saga Vingadores vs X-Men. Ciclope, líder da raça mutante de que os X-Men são os representantes máximos, acusa o Capitão América, o herói bandeira do idealismo norte-americano, se não esforçar-se o suficiente para uma coabitação pacífica entre os humanos e os seus primos homo superior (o nome “científico” para mutantes). O segundo decide então criar uma equipa que representa isso mesmo, os Vingadores-X, composto por humanos e mutantes, capaz de ser uma bandeira para um futuro pacífico e de irmandade. Contudo, como o inferno está cheio de boas intenções, este plano é apenas madeira para a proverbial fogueira, sendo que os diferentes heróis não conseguem resolver problemas do passado. Essas questões mal resolvidas apenas contribuem para um caminho penoso de consequências imprevisíveis (pelo menos para os que se ficarem por este primeiro álbum da Panini). É este o plano de Remender. Relembrar, através de dramas em palcos cósmicos, que apenas pela cooperação e respeito mútuo poderemos chegar a um final feliz.

O curioso deste Vingadores-X é seguir de forma quase ininterrupta uma outra saga do autor, Uncanny X-Force, já que alguns dos temas e eventos desta contaminam o novo trabalho de Remender. Não se assustem, contudo, os que não leram a saga anterior, porque à medida que a história avança o escritor vai vos mantendo a par dos pormenores mais importantes. E que história! Vamos ter Kang, o maior inimigo dos Vingadores, o viajante do tempo, conquistador vindo do futuro longínquo. Vamos ter Apocalypse, um dos maiores terrores da galeria dos inimigos dos X-Men, o primeiro mutante – que será o vilão do terceiro filme X-Men: First Class. Vamos ter o Caveira Vermelha, tenebroso símbolo máximo do Nazismo, também o maior adversário do Capitão América. Teremos o maior erro de Thor, o Deus do Trovão, que condenará todos ao fracasso. E muito mais…


É que é mesmo a não perder.

2 comentários:

Optimus Primal disse...

Nunca li X-Force mas este tpb diverte só é pena Cassady ter desenhado 4 dos 5 numeros.

SAM disse...

Obrigado pelo comentário, Optimus. A Uncanny X-Force é no mesmo estilo que este Uncanny Avengers. Mesmo muito bom.