Panini Portugal - X-Men # 1

À semelhança da semana passada, reponho um post que fiz acerca das BD que, neste momento, estão a ser publicadas pela alçada da Panini, num regresso das revistas mensais da Marvel no português do nosso Portugal. Na altura, fi-lo após a leitora das publicações originais. Esta semana é a vez do X-Men. 

Recordo que a revista sai na próxima Quarta.feira, dia 12 de Fevereiro.

All New X-Men 1 a 5 Brian Michael Bendis (argumento) e Stuart Immonen (desenhos)

(SPOILER: Desde já aviso que revelo parte do enredo. Quem quiser seguir, fá-lo em detrimento do prazer da surpresa na leitura)

Completei este mês os cinco primeiros números da mais recente adição às revistas mensais do universo dos famosos mutantes da Marvel, os X-Men. Parte da iniciativaMarvel Now, em que a editora regurgita novos números 1’s dos seus mais reconhecidos personagens, numa tentativa de captar novos interessados, este All New X-Men tenta seguir esta premissa lançada pela Casa das Ideias utilizando um conceito já antigo no universo de super-heróis mas aqui abordado de forma diferente: a viagem no tempo.

O estado da nação no universo mutante Marvel é mais ou menos este. Um dos X-Menoriginais, Ciclope, esqueceu parte importante dos preceitos pacíficos de coabitação entre a sua raça e o Homo Sapiens Sapiens, preceitos esses ensinados pelo seu mentor, Professor Xavier, o fundador da equipe e escola onde se iniciou. Essa cisão concluiu-se quando, possuído por uma entidade destrutiva, assassinou o seu mestre. A inocência adolescente desapareceu numa nuvem vermelha de ódio e de sucessivas derrotas advindas do preconceito ininterrupto. 

Dois dos seus mais antigos colegas, parte dos cinco X-Men originais, formulam en passant que o antigo Ciclope teria vergonha do seu estado actual e, acto contínuo, um deles faz algo apenas possível no universo do Fantástico: viaja ao passado e traz para este presente os cinco colegas, ele próprio incluído.

Todos os leitores dos mutantes da Marvel já ouviram falar ou leram a clássica históriaDays of Future Past de Chris Claremont e John Byrne (Levoir, que tal publicar?), em que os X-Men da década de 80 são confrontados com um futuro distópico (do longínquo ano de 2013) onde são perseguidos pelos diversos governos do mundo num fiel reflexo do Holocausto. Este All New X-Men segue a mesma premissa, ao mesmo tempo que a inverte. Aqui o futuro distópico é o hoje (curiosamente também 2013) e os cinco alunos originais vêem-se confrontados com o que o futuro lhes reserva.

A força do enredo engendrado reside exactamente nesta curiosa inversão, ao enquadrar olhos de um passado jovem no contexto de uma situação calamitosa derivada de anos de ininterrupto e crescente confronto, ódio e preconceito entre duas diferentes raças de seres humanos. Não descura os obrigatórios novelos telenovelescos tão típicos dos X-Men e mantém um nível e entretenimento satisfatório, ainda que não genial. Bendis é um escritor de diálogos eloquente e Immonen um desenhista francamente dinâmico. Não será o momento mais fácil para se entrar ou re-entrar neste universo mas, muito sinceramente, também está longe de ser dos mais complexos.


6 comentários:

Unknown disse...

Tem sido uma saga interesante, e que me fez interesar mais no x-men, mais simples, mais "campy" mas mais divertido o que não tem sido o mais forte nos X-men, a ver se encontro, os Vingadores #1 ainda não vi, já mandei email à distribuidora a ver se me dão uma lista de locais perto da minha casa, a amanha fnac e papelarias de centro comerciais, a ver se é desta.

Unknown disse...

Boas, ja conseguiste arranjar um exemplar? ja fui a duas fnacs e não encontrei X-MEN #1.

SAM disse...

André, fui á do Chiado agora à noite e nada. Já vi em bancas aqui na Baixa de Lisboa e nada também. Espero que amanhã

Unknown disse...

Fico um pouco mais tranquilo, já pensava que era da minha zona, poderá ter sido algum erro na distribuição. espera-se para amanha então.

SAM disse...

André, já tenho em mãos os X-Men # 1 e chegou à minha tabacaria do costume. Parece que demoraram 1 semana a aquecer os motores mas talvez a gora as coisas funcionem bem.

Unknown disse...

Grande notícia! Ainda hj passarem pela fnac a ver se já tem por lá, como é uma publicação nova deve demorar até às coisas corram bem, mandei um mail à panini comics eles já responderam com uma lista de locais ao pé de mim, muito simpáticos