Demolidor – Ler sem medo! – parte última – The End of Days

(leiam anteriores Ler Sem Medo do Demolidor aqui)

Esta deambulação pela leitura essencial do Demolidor está longe de acabar, mas a aquisição recente deste The End of Days, que conta a última das histórias do personagem, é demasiado urgente para deixar passar.

A Marvel tem por hábito contar a derradeira história de alguns dos seus mais famosos personagens. Uma espécie de ponto final na interminável telenovela. Ao longo dos anos têm-no feito para alguns dos nomes mais conhecidos, geralmente recorrendo aos artistas mais emblemáticos que trabalharam nos mesmos. Para o Quarteto Fantástico até fizeram duas, uma escrita e desenhada por Alan Davis (na minha opinião a melhor), e uma segunda, escrita por um dos criadores, Stan Lee, e desenhada pelo não menos lendário John Romita JR. Os X-Men foram alvo de um gigantesco épico (que não li) fruto da imaginação do homem por detrás do todo o sucesso dos mutantes mais famosos do mundo, o inimitável Chris Claremont.

Chegou a vez do Demolidor, que caiu nas mãos de cinco dos seus mais importantes artistas: Brian Michael Bendis; David Mack; Klaus Janson; Bill Sienkiewicz; Alex Maleev. Infelizmente, não foi possível ter a presença do “mestre-absoluto-do-Demolidor”, Frank Miller, mas Klaus Janson, o desenhista principal de The End of Days, marcou a comparência dessa saudosa fase, já que ele colaborou com Miller. Com estes nomes será que a entrega esteve de acordo com a promessa? Na minha opinião, a resposta é um enorme sim.

Não vou, de modo algum, estragar o prazer da surpresa de folhear, desde a primeira à última página, cada novo evento cuidadosamente inserido para fazer jus à enorme história que este personagem tem construído ao longo de 5 décadas. Mas posso adiantar que todos e (principalmente) todas as suspeitas do costume fazem parte da tapeçaria. Sim, as mulheres. Aquelas que foram a mais importante constante na vida de Matt Murdock, desde a mãe até à assassina que foi o primeiro grande amor de Demolidor, Elektra Natchios. Por aqui passam, além destas duas, Natasha Romanoff, a Viúva Negra (agora bastante conhecida por ser interpretada nos filmes dos Vingadores por Scarlett Johansson), Typhoid Mary, Echo, etc. Cada qual uma peça no puzzle imenso que foi a conturbada vida do Homem sem Medo.

Também aqui estão os vilões, mas apenas os essenciais: o Kingpin; Bullseye; Gladiador; a organização secreta ninja de nome A Mão. E, finalmente, um dos seus maiores amigos, Ben Urich, o repórter do Clarim Diário incumbido de uma missão pessoal bastante importante para a história deste The End of Days.


Estamos na posse de uma novela onde os artistas dão forma a uma ode ao amor que nutrem por um personagem que tanto marcou as suas carreiras. Uma espécie de quid pro quo. O Demolidor permitiu que alguns tivessem uma carreira impressionante. Eles decidem dar-lhe um remate final apropriado, de qualidade inquestionável. Uma gigantesca obra que permite algo tão pouco comum na BD americana, algo apenas reservado a alguns personagens e a alguns autores: um fecho; um puxar de cortinas. Lidas todas as anteriores histórias do Demolidor, esta é um mais que apropriado “The End”.


Sem comentários: