O que vou lendo! - Fatale vol. 2: The Devil's Business de Ed Brubaker (escritor) e Sean Phillips (desenhista)


O que acontece quando uma mulher fatal é de facto mortífera no sentido mais literal da palavra? Imagino que tivesse sido essa a questão por detrás do conceito deste Fatale, BD de terror noir (se é que isto não é um pleonasmo) concebida pela já lendária parelha de Brubaker e Phillips.

A narrativa vai navegando pelo tempo, ora focando os finais da década de 70, ora o passado mais recente, e centra-se numa mulher, a dita Fatal, que não escolhe sê-lo, antes está a condenada a essa tragédia. Existem homens que inevitavelmente e sem escolha própria, são atraídos para a sua beleza, para o seu sexo, e enredados de forma muitas vezes mortal na vida demoníaca da protagonista. Sim, porque os autores misturam a novela noir, com os seus lugares comuns e clichés, num outro universo temático, o de terror, com resultados que só poderiam ser impressionantes, tendo em consideração a proximidade dos géneros e o trabalho destes dois autores.

Este volume continua a saga do personagem principal de uma forma que não necessita da leitura do volume anterior para se perceber a história (mas tendo em conta a qualidade acho que vale a pena procurá-lo). O que conta é a qualidade da escrita e os desenhos de ambiente soturno, degradante e aterrador, que funcionam, como é apanágio de Phillips, em plena concordância com os verbos de Brubaker. Como é possível que um parceria que já nos trouxe Sleeper, Crimimal e Incognito continue a funcionar desta maneira? 

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Já ouvi falar muito bem desta série. O vol.3 sai daqui a poucos dias. Ainda não sei se me vou meter nela...
;)

SAM disse...

Olá, Nuno. depende dos teus gostos. Eu gosto imenso da linguagem noir e especialmente do que o Brubaker e Phillps fazem com ela.

Não sei se leste Sleeper, Criminal ou Incognito.