Colecção DC Levoir/SOL – 10.º Volume: Super-Homem / Batman

(Prometo informar os menos conhecedores acerca da acessibilidade desta coleção de BD, ou seja, se é fácil ou não ler sem saber mais coisas)

Grau de acessibilidade: Difícil mas…

Sai Sexta-feira, dia 31 de Janeiro, junto com jornal SOL e custa 8,9€

A pergunta foi feita várias vezes e por diferentes autores de BD: e se o Super-Homem e o Batman fossem criados por outros pais e com outros valores? É a pergunta do effant sauvage, da natureza vs. educação, do que nos condiciona: o código genético ou a educação que recebemos dos nossos pais e do meio que nos circunda na infância. A resposta já foi uma vez dada por Mark Millar num dos melhores volumes desta coleção, exclusivamente dedicado ao Homem de Aço: Herança Vermelha. Agora chegou a vez dos dois maiores super-heróis do mundo serem testados em conjunto e, desta vez, não numa realidade paralela mas na História regular do universo da DC Comics (ou, pelo menos, a que valia à altura). Em suma, “isto aconteceu mesmo”.

Um triunvirato de vilões oriundos de 10 séculos no futuro querem modificar o rumo da História e, para tal, escolhem alterar a vida de duas das mais importantes figuras do seu passado, o nosso presente (estes enredos que envolvem viagens no tempo são sempre um desafio para a língua, tão 3D quando deveria ser 4D). O que começa como um estratagema costumeiro de vingança evolui para o campo da lenda, como é aliás apanágio dos heróis da DC, melhor talhados para um estatuto “maior que a vida” e mitológico – isto quando os comparamos com os da Marvel, por exemplo, onde os personagens têm um cariz, na falta de melhor palavra, mais humano. O Super-Homem e o Batman são arquetípicos, principalmente porque foram os primeiros mas também porque a sua matriz delimitou, salvo algumas exceções, o conceito de todos os super-heróis que se lhes seguiram (na opinião deste vosso bloguista os únicos que fogem a esta matriz são o Homem-Aranha e o Wolverine - um dia falarei disso, juro).

Cronologicamente, esta história segue-se à do regresso da Super-Moça, também publicada nesta coleção, e continua o trabalho do escritor Jeph Loeb que reuniu, após quase duas décadas de interregno, os dois personagens numa única publicação. Entre as décadas de 40 e 80 era todos os meses publicado um encontro entre o Homem de Aço e o Cavaleiro das Trevas, com o apropriado nome de World’s Finest mas, como tantas outras coisas, a Crise nas Terras Infinitas (e The Dark Knight Returns) levariam a que uma profunda amizade desse lugar a um distanciamento respeitoso e profissional, dificilmente justificando um encontro mensal entre os dois. Esse hiato seria quebrado com esta revista de nome Superman/Batman, ao início escrita por Loeb, que duraria até ser também cancelada com a mais recente formatação do universo DC conhecida como Novos 52. Curiosamente e como já aqui referi num post anterior, este formato voltou há cerca de 6 meses na revista mensal Batman/Superman, com os talentos criativos de Greg Pak, Jae Lee e Brett Booth.

Nos desenhos deste divertido pedaço de entretenimento (talvez mais para fãs que para os outros) temos o talento do espanhol Carlos Pacheco que, desde cedo, se afirmou como um dos mais competentes artistas de super-heróis da geração do início do século XXI.

Desta forma, a Levoir completa uma das mais ricas coleções de BD publicada no português do nosso Portugal e protagonizando os personagens da DC – a mais rica, na minha opinião. Foram 30 fabulosos volumes que serviram para engrandecer as bibliotecas dos fãs e não só. Muitos e muitos parabéns pelo esforço! Agora estamos preparados para mais e, pelos vistos, começa já na próxima quarta-feira, dia 5 de Fevereiro, com o retomar da publicação regular de personagens da Marvel, pela chancela da Panini e num formato que já não existia no nosso português há mais tempo do que ouso recordar, o da revista mensal – segunda-feira falamos melhor.


Nota – Não partilho da opinião que tem de se saber tudo para acompanhar bem uma história. Parte da “magia” da BD americana reside na descoberta posterior, na paciente reconstrução do puzzle. Mas para aqueles que não têm tempo e paciência aqui fica este meu pequeno esforço.

Sem comentários: