Colecção DC Levoir/Público – 15.º Volume: Super-Homem e Batman

(Prometo tentar informar aos menos conhecedores de BD acerca da acessibilidade desta coleção, ou seja se é fácil ou não ler sem saber muito mais coisas)
  

Grau de acessibilidade: Fácil
Sai amanhã, Quinta-feira, dia 17 de Outubro, junto com Público e custa 8,9€

Querem se preparar para um dos eventos cinematográficos de 2015, o muito badalado primeiro encontro, nas telas da 7.ª Arte, entre os dois maiores ícones da BD americana? Pois aqui vão ter uma excelente introdução a uma das mais interessantes relações dos comics.

A amizade entre o Super-Homem e o Batman tem sido das maiores fontes de histórias da DC Comics. Antes da famosa Crise nas Terras Infinitas, a qual já aqui recomendei um conjunto enjoativo de vezes (e que está disponível nesta coleção), a relação entre os dois melhores super-heróis do mundo (?) era da mais pura das amizades. O universo pré-Crise era mais “inocente”. Nele, as claras diferenças filosóficas entre ambos, se existentes, eram disfarçadas ou pura e simplesmente não faladas. Foi preciso Frank Miller, com o imprescindível The Dark Knight Returns, para sublinhar estas diferenças e transformá-los em “adversários filosóficos”, aquilo que deveriam sempre ter sido. Um o escuteiro, outro o vigilante. Muito dificilmente pessoas com tão diferentes abordagens ao mesmo tema poderiam dar-se bem. Quando o realizador e atores do filme a estrear em 2015 quiseram o anunciar, escolheram o diálogo eterno de The Dark Knight Returns: “I want you to remember, Clark, in all the years to come… In your most private moments, I want you to remember my hand at your throat. I want you to remember the one man who beat you.”

No universo pós-crise, o Batman e o Super-Homem respeitavam-se e era só isso. Uma amizade de 50 anos transformou-se, dando lugar a algo mais interessante (pelo menos do meu ponto de vista), talvez até mais realista. É neste contexto que surgiu uma minissérie de luxo escrita por Dave Gibbons (o também desenhista britânico responsável pelos Watchmen) acompanhado pelo desenho retro do fabuloso Steve Rude, que perfaz o conteúdo deste 15.º volume da coleção da Levoir-Público. Uma história fácil de acompanhar mesmo pelos menos BDfilos, já que os vilões escolhidos são o Joker e o Lex Luthor, os lados opostos das respectivas moedas do Batman e Super-Homem
Nota – Não partilho da opinião que tem de se saber tudo para acompanhar bem uma história. Parte da “magia” da BD americana reside na descoberta posterior, na paciente reconstrução do puzzle. Mas para aqueles que não têm tempo e paciência aqui fica este meu pequeno esforço.

Sem comentários: