Demolidor – Ler sem medo! – parte 4.ª

Para artigos anteriores da rubrica Ler sem Medo, cliquem neste link.

Este é o único livro que devem ler do Demolidor, isto se não tiveram tempo ou paciência para ler outro qualquer protagonizado pelo personagem. Publicado pela Levoir/Público no ano passado, é possível lê-lo em português e a um preço perfeitamente aceitável, numa edição de qualidade, não só na impressão como também na tradução – chama-se Demolidor – Renascido.
O título, ainda que perfeitamente banal, adquire, com o conteúdo da história, um significado que nos leva a crer que a escolha do mesmo não poderia ter sido outra. Este é a história de um renascimento, típico em heróis sujeitos a adversidades sobre-humanas, o conto do ressurgir das cinzas depois de testado para lá dos limites. Mas ao que poderia ser feito de forma banal são adicionadas camadas que transferem o significado para uma outra esfera, esta assumidamente religiosa, ao contextualizar o sofrimento do herói no calvário de uma figura divina (extraordinariamente) conhecida da História da humanidade. Claro que não se trata de nada de novo, mas não só é sublimemente bem escrito e desenhado como, no contexto dos super-heróis, foi considerado inovador.
Esta é a história de Matt Murdock, o nome do homem que enverga as vestes do demônio Demolidor, e do que tem de prescindir para perpetuar a sua luta. Todos os elementos do herói clássico, mas também do redentor que sofre pelos nossos pecados, estão aqui presentes, alicerçados numa figura a quem não atribuiríamos algumas das características destes dois tipos de personagens – afinal, estamos a falar de um homem que se veste de demônio. Mas é deste molde que renasce um vingador dos afastados, dos submissos, dos esquecidos. É daqui que renasce um dos mais interessantes personagens da BD americana.
Tudo graças ao engenho de um dos maiores autores desta Arte… Frank Miller. Neste volume, assume-se como o definitivo escritor dos destinos do Demolidor, aquele a quem todos os que vieram a seguir (e mesmo antes) devem ser comparados, com todas as injustiças advindas desta comparação.
Não revelei, propositadamente, quase nenhum pormenor do enredo deste livro, isto para vosso benefício. É verdade que se trata de uma história que transcende o simples “o que vai acontecer a seguir”, impregnada que está de várias camadas de complexidade narrativa e emocional, mas é sempre elegante não ser um estraga-prazeres.

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Também não vou falar da história propriamente dita, visto que ocultaste completamente essa parte.
Mas posso dizer que concordo muito contigo, é um dos melhores livros do Demolidor, diferente em todos os aspectos (história e grafismo).
Um "must have" para quem gosta de BD, numa excelente edição com um preço extremamente atractivo!
;)

SAM disse...

Nuno, é umas melhores histórias feitas pelo Miller e a melhor coisa que li com o Demolidor. E, sabes muito bem, que é algo muito forte de se dizer, tendo em consideração o que já foi feito com o personagem. É absolutamente imprescindível ler isto. E agora que há em português não há desculpas.

Obrigado pelo comentário.