Mulher-Maravilha de Lauren Montgomery: Edição Comemorativa

Pode encontrar-se nas lojas em Portugal este DVD, uma re-edição comemorativa da animação produzida em 2009 pela DC e protagonizada por Diana, Princesa de Themyscira, a Mulher-Maravilha. Obviamente que o propósito é capitalizar no filme live-action que passa nas salas do cinema, e constitui uma diferente interpretação do mito que, em termos filosóficos, permanece fiel aos princípios inerentes do mundo de Diana.

O filme segue o enredo criado por William Moulton Marston, o criador da Mulher-Maravilha, mas com algumas modificações para melhor alicerçá-lo na narrativa de um filme animado de uma hora e um quarto e também no mundo moderno. As Amazonas são vistas como guerreiras eficientes que lutaram, na Antiguidade Clássica, para libertarem-se do jugo e escravidão a que estiveram impostas pelo Deus da Guerra, Ares. É ele o antagonista desta narrativa, servindo como motor e propósito das Amazonas e de Diana. Surge ainda Steve Trevor, o homem que despenha-se na Ilha de Themyscira (o lar das Amazonas) e é ele que enceta o desejo, junto com Ares, de Diana abandonar o seu lar. 

Este filme não é para crianças, ainda que esteja marcado para Maiores de 6 Anos e vendido na secção infantil de DVD's (da FNAC, por exemplo). Os temas, a violência e modo de contar a história, são menos infantis do que se poderia esperar e, assumidamente, não é aconselhável a crianças impressionáveis (estamos muito longe de Frozen e de produtos do género). Ainda assim, é um filme que pode (e deve) ser apreciado pela maior parte da família, com momentos que oscilam entre a acção e o humor e com uma mensagem feminista sublinhada (tão importante ao mito da Diana). A história apresenta algumas falhas e a interpretação de Diana não é a minha favorita, mas esta possui peso o suficiente para suportar a narrativa. Esta versão da Mulher-Maravilha não tem a ver com os olhos inocentes com que Patty Jenkins e Gal Gadot a desenharam no filme live-action (e inspirado em George Pérez, o escritor/desenhador que reformulou a personagem em 1987).

Uma das forças deste DVD são os extras. Poderemos ver uma elucidativa biografia do seu criador (que, ainda assim, escapa-se a abordar temas mais lascivos), vários criadores a falar (alguns, de forma muito emotiva) sobre o que faz esta personagem respirar e ser o ícone que é, entre outros momentos que ilustram de forma clara o significado de Diana no contexto da Banda Desenhada, da História e da sua relevância enquanto símbolo.

Um DVD para perceber quem é a Mulher-Maravilha enquanto mito e enquanto personagem de ficção.

Sem comentários: