MOTELx 2016 - Psiconautas, The Wailing e Tickled


Idas a festivais onde nem sempre conhecemos o trabalho dos realizadores é uma roleta russa. Umas vezes acertamos, outras nem por isso. Grande parte do prazer nas idas a eventos deste estilo é exactamente esse. É verdade que tive de escolher baseado em resumos, realizadores (os que conheço), trailers ou leituras de artigos de outras fontes. Contudo, depressa esqueço-me do conteúdo (a idade ajuda) e vou virgem para a sala de cinema. Quando acerto e adoro o filme, é maravilhoso. Quando não... Já agora e para que não restem dúvidas, não falo de mais nada do que o meu gosto. 

O meu MOTELx deste ano de 2016 continuou com estes três filmes, todos bastante diferentes: um desenho animado para adultos, baseado numa BD e de origem espanhola, Psiconautas; outro, um filme de suspense/terror/thriller da Coreia do Sul, The Wailing; um documentário da Nova Zelândia, Tickled.

Psiconautas é um belíssimo conto passado numa ilha imaginada e povoada por antropomorfizações de diferentes animais. Contudo, desenganem-se os que pretendem levar filhos com menos de 15 anos a este filme. Ele é tudo menos para eles. Violento e estranho, é ao mesmo tempo uma narrativa fantástica e uma fábula para adultos. A história segue vários personagens, todos eles únicos e originais, perfeitas bizarrias que entrecruzam-se numa paisagem desolada e deprimente. Existem literais oásis e outros mais metafóricos, centrando-se o enredo numa estranha personagem chamada Birdboy, o "herói" dono de uma maldição, de um coração de ouro e de uma adição a drogas duras e alucinogénias. O desenho afasta-se o mais que pode de uma escola limpa e disneyficada (não que haja nada de mal com ela), preferindo a alusão à realidade, as sombras ao material, o tenebroso ao fofo. Um filme de animação para adultos é sempre raro aparecer e do qual convém ter mais e mais exemplos.

The Wailing faz parte, no que a mim diz respeito, das surpresas más que vão aparecendo (felizmente são muito poucas). Enredo muito confuso (confesso não ter apanhado metade do que se passava), redundante, histriónico, longo demais. Duas horas e meia que, com muitos e bons cortes de história e filmagens, poderia fornecer um filme mais conciso e directo - mas quantos falsos finais tem este filme? Será que existe alguma distância cultural entre este canto oeste da Europa e o canto este da Ásia que impossibilitou-me de gostar do filme? Porquê tanto grito e histerismo por parte de alguns personagens? No final, ficou a sensação de que apenas queria que tudo acabasse porque já nada nem ninguém interessava-me na história.

Dos três o maior filme de terror é Tickled, um documentário produzido pela HBO. Começa de forma humorística e leve quando um jornalista neozelandês de caso bizarros  cruza-se com um estranho e hilariante video na internet provindo dos EUA: competição de cócegas.  Vários homens disputam entre si quem consegue aguentar mais tempo, um deles amarrado e outros procedendo às ditas cócegas. Contudo, o ridículo depressa evolui para o perigoso, quando o autor dos artigos do bizarro recebe um e-mail ameaçador e ofensivo, exigindo a desistência da investigação. A partir daí, ele e nós somos confrontados com um crescendo de horror, abuso, exploração e ameaças que parecem perpetrados por uma organização mafiosa. Oculta e dissimulada, essa organização é um gigantesco monstro tentacular que imiscui-se na vida de quem ameaça e explora ao ponto do desespero.  O que prometia apenas ser um relato de uma tara peculiar modifica-se e cresce para a investigação policial de um fenómeno mundial. Sentimos estar num filme de terror, com monstros e momentos de horror de verdadeiro alcance.  Um dos melhores neste MOTELx de 2016.

Sem comentários: