Philomena de Stephen Frears


Dois diálogos deste mesmo filme resumem o seu intuito e centro na perfeição. Em primeiro lugar, é referido que este é o tipo de história que pouco interessa a intelectuais. Mais à frente e quase no final, Philomena diz ao seu amigo jornalista que uma frase de T.S. Elliott que ele cita é muito bonita. Contudo, quando ele refere o nome do autor, Philomena afirma peremptória que mais interesse teria se tivesse sido inventada por ele.

Esta é uma história de interesse humano, onde uma mulher idosa finalmente arranja coragem para investigar o paradeiro do seu filho, que freiras católicas irlandesas haviam vendido há 50 anos atrás. Philomena é uma senhora simples, de gostos simples, maravilhosa na pele de Judi Dench e é ela o coração do filme, como aliás o título atesta. É nestes papéis onde, aparentemente, o actor se afasta da persona que constrói em volta do mito, que ele revela a sua qualidade multifacetada. A brilhante actriz inglesa dança sem esforço pela candura e simplicidade da personalidade de Philomena, oferecendo-nos uma doce velhota que todos gostaríamos de ter como avó. Por seu lado, Steve Coogan, no papel do jornalista que ajuda à descoberta do paradeiro do filho perdido, ainda que consiga retirar uma prestação sem esforço, está também longe de esconder a de Lady Dench.

Stephen Frears (realizador de um dos meus filmes favoritos, Alta Fidelidade), pouco mais é que um competente tarefeiro, levando a água ao moinho da história sem rasgos de genialidade nem tropeço de incompetência. Serve o enredo e os actores com uma câmara capaz mas, infelizmente, pouco pessoal.


Em suma e em sumo, um filme simpático. Como diz Philomena, a história de alguém que todos conhecemos, alguém “real”.

Sem comentários: