American Hustle de David O.Russel (Golpada Americana)


A época dos óscares tem destes filmes, daqueles que todos parecem se esforçar um pouco mais para conseguir atingir o nirvana da cinematografia americana. Os escritores dedicam-se a dedilhar argumentos assentes em temas fracturantes ou relevantes. Os realizadores tiram todos os coelhos da cartola e exibem o máximo da sua proeza técnica. Os actores escolhem personagens de margem e excedem-se em esforços que, por vezes, chegam perto das sevícias físicas auto-infligidas.  

Este American Hustle é disto tudo um pouco mas com panache e qualidade. O argumento é daqueles que são muito apreciados pelos americanos, o do "self made man", "the lovable rogue", o vigarista com coração de ouro que faz de tudo para perseguir a sua muito pessoal interpretação do "big old americam dream". Este homem é Christian Bale, numa interpretação que vai além da entrega à personalidade do seu personagem mas também à da condição física, transfigurando o corpo - como aliás já nos habituou em filmes como American Psycho, O Maquinista e mesmo a trilogia de Batman . Ao seu lado, duas mulheres belíssimas e belissimamente interpretadas por Amy Adams e Jennifer Lawrence, completando a santíssima trindade de actores que fazem desta golpada um filme que supera a banalidade. Sim porque, apesar de David O. Russel não ser um realizador estilo tarefeiro, este é, acima de tudo, o trabalho de um "ensemble cast", onde todos os diferentes atores contribuem para a sinfonia, trocando entre si melodias e acordes, não se entregando ao egoísmo e egocentrismo e contribuindo para um todo onde todos lucram. 

O argumento de Russel e a magnifica construção de personagens não será alheia à qualidade do produto final. Apenas com uma matriz da qualidade do script deste American Hustle, principalmente do lado das personalidades dos vários intervenientes,  podemos ter atores a conseguir tirar prestações muito acima da média, mesmo quando o enredo não se desvia de tantos outros em volta do tema da golpada,  mafiosos e das traições em cima de traições em cima de traições. 

Sem comentários: