Colecção DC Levoir/Público – 4.º Volume: Super-Homem


(Prometo tentar informar aos menos conhecedores de BD acerca da acessibilidade desta 
colecção, ou seja se é fácil ou não ler sem saber muito mais coisas)

Grau de acessibilidade: Fácil

Sai amanhã, Quinta-feira, dia 1 de Agosto, junto com Público e custa 8,9€

Pelo Amanhã é escrita por Brian Azzarello e desenhada por Jim Lee, dois gigantes da BD norte-americana. O primeiro por ser coautor de uma das melhores BD’s dos últimos 15 anos, 100 Bullets, publicada pela Vertigo, e o segundo por representar uma geração de ouro vinda do início da década de 90, uma geração de artistas que contribuíram para a criação de uma das atuais melhores editoras de BD, a Image, mas que também deram o pontapé de saída para um dos piores períodos criativos dos comics (mas isso é história para outra altura).

A acessibilidade desta história é total, não sendo efetivamente necessário conhecer mais do personagem do que é lugar-comum: super-herói; vindo do planeta Krypton; dotado de um moralidade e éticas irreprováveis; casado com Lois Lane.

A linguagem de Azzarello, à altura, foi considerada uma escolha arriscada para este personagem. Este escritor era melhor conhecido por contos noir, policiais negros e terra-a-terra, estando melhor talhando para os contos urbanos de Batman do que para o personagem maior que a vida que é o Super-Homem. Mas, o que a início era visto como um detrimento acabou por ser uma enorme força. Azzarello trouxe uma linguagem maior, acertada para um super-herói também ele maior, elevando-o à sua humanidade e à sua condição de quase-Messias. E esta última faceta é particularmente bem focada em Pelo Amanhã, na medida em que o escritor convida-se a um particular ponto de vista (perdoem-me o pleonasmo) pela escolha de um Padre como um dos coadjuvantes do conto. Com esta visão, Azzarello traz-nos um Super-Homem diferente, ao mesmo tempo frágil (humano) e forte (divino), conseguindo conciliar estas duas versões aparentemente dispares do personagem e que, muitas vezes, têm contribuído para variados preconceitos a si dirigidos.

Este conto terá de ser dividido, na versão portuguesa, em dois volumes, sendo que o primeiro saiu na semana anterior.

Nota final – Eu não partilho da opinião que se tem de saber tudo para acompanhar bem uma história. Parte da “magia” da BD americana reside na descoberta posterior, na paciente reconstrução do puzzle. Mas para aqueles que não têm tempo e paciência aqui fica este meu pequeno esforço.

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Gostei do 1º volume, não gostei do desenvolvimento... achei o 2º volume confuso e com uma história fraca.
:\

SAM disse...

Confesso que a minha memória é fraca relativamente a esta história. Por isso, estou com alguma vontade de a reler.

Lembro-me de que quando a li (e fi-lo pelos floppies que ia comprando tds os meses), deixou-me um travo doce e amargo. Vamos ver se amadureceu bem!