O que vou lendo! - Fables: Cubs in Toyland de Bill Willingham e Mark Buckingham


(alerta – para quem nunca leu esta série e está interessado em fazê-lo, por favor tenha em consideração que revelo importantes enredos que ocorreram em anteriores volumes. Torna-se complicado falar do 18º volume desta BD sem pelo menos aludir a alguns deles.)

A série Fables é, neste momento, o título mais antigo da imprint Vertigo da DC Comics. Desenvolvido há pouco mais de 10 anos por Bill Willingham, parte do pressuposto que os personagens de contos de fada de várias culturas e gerações vivem nos dias de hoje, coabitando nas nossas ruas, nas nossas mercearias, nos nossos cinemas. Da quantidade arrebatadora de personagens à sua disposição, o autor vai alternando a sua atenção entre vários, ainda que exista um conjunto mais presente e rotativo. Destes destacam-se a Branca de Neve e (spoiler) o seu marido Bigby Wolf, o Lobo Mau como é melhor conhecido. Sim, leram bem! A Branca de Neve, a virtuosa encantadora de pássaros, em Fables é casada com o Lobo Mau, famoso pelas suas aparições em tão importantes contos da nossa infância como o Capuchinho Vermelho e os Três Porquinhos. Aqui ele não é tanto uma tenebrosa criatura da noite (ainda que no passado o tenha sido, mas isso é outra história) mas um defensor dos vários contos de fada exilados no nosso mundo. É também o filho do poderoso Vento do Norte, o que obviamente explica a sua impressionante habilidade de soprar com força o suficiente para destruir casas de madeira e palha. Deste curioso casamento nasceram sete filhos, e é exatamente sobre dois deles que trata este 18º volume da série.

Willigham volta a impressionar nesta nova história, conseguindo que o nível de qualidade permaneça elevado. Fables é, sem sombra de duvida, umas das mais interessantes séries a sair atualmente em BD, pela incrível qualidade da escrita e desenhos, onde o escritor continua a impressionar com enredos surpreendentes, com diálogos sólidos, fluídos e cheios de um humor seco que é já uma imagem de marca. O estilo do autor não falha o passo mesmo quando tem de alternar entre momentos mais humorísticos e outros mais sombrios, o que é provado uma vez mais pela leitura deste novo volume, onde o lado mais negro desta saga revela-se em plenitude. Não se pode deixar de elogiar o outro culpado por Fables, o desenhista Mark Buckingham, que com o seu estilo claro, semi cartoonesco e claramente em homenagem ao Rei Kirby (um dos pais fundadores da BD americana), tem contribuído tanto quanto o escritor para o sucesso e qualidade da série.érie.

Há anos que leio Fables e seus derivados (Jack of Fables, Fairest) sem perder um único volume, e permanecem como um dos lançamentos mais aguardados ao longo do ano. Absolutamente essencial para quem gosta de BD, boa literatura e, claro, dos personagens dos contos de fada da nossa infância a fazer coisas que a nossa mãe não imaginava que eles podiam fazer. Quer dizer... A Branca de Neve e o Lobo Mau tiveram 7 filhos? Se isto não vos desperta a curiosidade, vão rápido medir a tensão. É que provavelmente estão mortos. 

6 comentários:

Nuno Amado disse...

Eu não vou tão adiantado na série visto que estou a comprar os Hardcovers Deluxe e ainda só vou no vol.5.

Mas Rose Red não é o Red riding Hood (Capuchinho Vermelho). Rose Red é a irmã de Snow White (Branca de Neve) nos contos dos irmão Grimm.
Aliás o Capuchinho Vermelho "em pessoa" também aparece na série.
(Desculpa-me esta correcção...)

E sim, e das melhores obras a sair nos EUA! Comecei a comprar atrasado porque sempre esperei uma versão HC da série. Não gosto do papel Vertigo higiénico da série em TPB. A minha espera foi coroada de êxito visto que aqueles capa dura, com excelente papel e dimensão superior, fazem uma grande diferença!
:)

SAM disse...

Olá, Nuno. obrigado pelo comentário. És dos poucos. ;-)

E vê lá tu bem que sempre vi a Rose Red como a Capuchinho Vermelho. Vou já rever essa situação. Muito obrigado pelo alerta.

Sei que gostas da série. Está atento ao que vou publicar esta semana e na próxima no site da Maxim.

Quanto aos Deluxe, como até acho que já tinhamos conversado, quem sabe um dia. Não consigo esperar tanto. ;-)

Nuno Amado disse...

Ora... os Deluxe brevemente "apanharão" a série normal em TPB!
:P

Nuno Amado disse...

Sim, vou estar à Maxim!
(Humm... também gostava de escrever para uma revista... lol)
:D

Loot disse...

A Rose Red é de um conto que não é muito conhecido por cá (eu desconhecia). Aliás ela é de facto irmã da Snow White, mas que não é a mesma Snow White dos 7 anões. Em Fables é que o autor fundiu as duas Snow White's numa só. Há semelhança do Prince Charming que é o mesmo da Cinderela, snow white e bela adormecida.

Eu termineiu no fim-de-semana o volume 10. O final de uma era nesta aventura, vamos ve ro que se segue, gosto muito.

Não li foi o texto por causa dos eventuais spoilers :P

SAM disse...

Obrigado Loot pelo comentário.

Pois, vejam lá bem que eu pensava que esse conto da Snow White e Rose Red tinha sido inventado pelo Willingham. ;-) Depois do Nuno ter comentado fui investigar e é isso memso que dizes. Muito interessante. O resto que dizes já sabia.

Não fico triste que não tinhas lido porque acho que vocês são já publico conquistado e cativo desta BD. E compreendo porque eu odeio spoilers de qq modo e feitio.