Beasts of the Southern Wild de Benh Zeitlin


Imagino que as intenções do realizador tenham sido as melhores, que os referenciais artísticos e narrativos tivessem suficientemente bem absorvidos para a produção de algo verdadeiramente virtuoso, quer na qualidade cénica, quer da história. Mas o que sai na Arte final deste filme infelizmente não chega a nenhum bom porto no que diz respeito a estas duas características. Se pretendia emular Mallick parece-me que fica aquém desta aspiração. Se pretendia uma narrativa onírica, alicerçada no difuso mais do que no concreto, antes acaba por criar uma salada sem consistência, sem um todo agregador. Como primeira tentativa para este jovem e acredito promissor realizador, fica-se com a sensação de ambição a mais, truques a mais, da necessidade de mostrar do que se é capaz e não tanto de deixar a narrativa respirar e de dar os seus próprios passos.

Bestas de um Sul Selvagem passa-se numa Louisiana pós-Katrina, numa zona totalmente inundada, e segue o périplo de pai e filha enquanto literalmente navegam pelas terras submersas e encontram outros residentes da área. Uma das fraquezas da narrativa reside no facto de parecer que a viagem desta família acontece sem propósito (acredito que assim não fosse a intenção do autor), juntando peças aparentemente divergentes que deveriam contribuir para um remate final mas que caem vazias. Se esta viagem fosse um pouco mais uma Odisseia poderia funcionar melhor. Em suma, se o argumento ou a edição final tivessem um maior apuramento poderíamos ter um todo coeso. Assim como está fica-se com a sensação de maravilhamento do realizador pela situação e pelo povo mas pouco mais do que isso. Infelizmente, digo eu, pelo filme que está lá mas que não vemos na montagem final (talvez falte a Benh Zeitlin algo que Hitchcock teve, uma Alma).

Obviamente que o ponto forte do filme é a rapariga de 9 anos de que todos falam, Quvenzhané Wallis, que de facto é interessante mas não chega para compensar aquilo que realmente interessa num filme, um je ne sais quoi para quem os atores contribuem mas do qual não são exclusivos elementos. E falta esse elemento X a Bestas de um Sul Selvagem. É pena. Prometia. Não me presenteou. 

Sem comentários: