O filme que mais gostei em 2016 ou Cinema que mais gostei em 2016, o primeiro lugar do pódio

Alguém tinha dúvidas de que seria este? Aliás, como poderia ser outro? Existe uma gigantesca carga de subjectividade na minha escolha? Acredito que sim. Contudo, ser o meu filme favorito do ano não deve-se apenas a isso. Não é apenas um filme de culto. Acima de tudo, é de qualidade. É inesperado porque leva os super-heróis a sério (na 7.ª Arte) ao mesmo tempo que é uma tragédia clássica vestida com os cores garridas da cultura pop. Não tanto humaniza os personagens mas antes afirma que sempre foram humanos e, ao mesmo tempo, mais do que isso. Muito mais do que isso: são arquétipos com falhas no rosto. Frases como "a democracia é um diálogo" não são sublimes mas perfeitas no contexto da narrativa. Arriscou ser um filme sério sobre super-heróis. Para muitos falhou e pagou por isso - é odiado e vilificado por todos os críticos e mesmo por muitos fãs. Para mim foi um sucesso. O momento-chave, onde um nome salva e une estes dois personagens gigantes da cultura mundial, foi gozado. Para mim é sublime e operático, a coda perfeita de uma união inevitável. Não tenho nem quero ter desculpas a dar por gostar de Batman v Superman. Acredito que é uma obra-prima em qualquer arte e acredito que envelhecerá bem - já o vi cinco vezes e no Natal acontecerá a sexta. Já escrevi muito sobre ele e continuarei a escrever.

Cliquem na imagem em baixo para descobrir o que achei que achei dele. Mas antes dêem uma olhada nos filmes que são quase tão bons quanto este e que ficaram na terceira e na segunda posição do meu ranking de gostos (aqui admito, de peito aberto, a subjectividade, porque, na realidade, são tão bons quanto este).


Sem comentários: