A força das histórias! - Il Racconto dei Racconti e John From



Hoje vi um delicioso vídeo que analisa em detalhe uma das mais importantes cenas do Vertigo de Hitchcock. Nele, o autor observa que o realizador teria como intenção analisar o poder da narrativa. O potencial de contar uma história é verdadeiramente ilimitado e existe, sob várias formas, em todos os elementos da actividade e criatividade humanas. Desde a pequena e inofensiva mentira até às grandes manipulações políticas. São formas que o ser humano usa para lidar com a realidade, para adaptar-se a ela, mas também para a manipular - o que, aliás, era o objectivo de um dos protagonistas da dita cena de Vertigo. 

As religiões (para quem, como eu, não acredita em nenhuma) são um conjunto de histórias que adquiriram uma tal força que tornaram-se lendas, depois mitos e, finalmente, verdades (desculpem a simplificação). As histórias têm um poder incomensurável e são ubíquas e omnipresentes. Elas tão depressa são elementos do social como do individual. Vejam-se estes dois filmes que vi recentemente. O Conto dos Contos de Matteo Garrone é uma abordagem "tradicional" ao processo de "contar histórias", apresentando três do género do fantástico: uma fala de uma rainha que queria engravidar, obriga o marido a sacrificar a vida na busca do coração de um monstro marinho, come o dito coração cozinhado por uma virgem e, destes eventos, nascem dois gémeos, um da rainha e o outro da virgem; outro é o conto de duas virgens idosas. Uma delas canta como os anjos e é ouvida pelo rei dessa terra, um homem sempre na busca do prazer carnal. Sedento, decide cortejar a dona da voz e convencê-la a dormir com ele. A mais esperta e ambiciosa das duas irmãs, apesar da idade, consegue ludibriar o rei fútil a passar a noite com ela; finalmente, um outro rei tinha uma filha ansiosa por casar mas de quem não queria separar-se. Inventa um desafio impossível para escolher o pretendente mas "sai-lhe o tiro pela culatra" e um ogre horrendo consegue suplantar o obstáculo. Todas as histórias têm uma moral, como muitos destes contos ao estilo medieval a têm, e Garrone consegue construir um mundo diferente da habitual parelha Senhor dos Anéis / Guerra dos Tronos. Passam-se em mundos maravilhosos e estranhos mas as histórias tocam um profundo de verdade.

Telheiras, por outro lado, não é o tipo de terra maravilhosa e estranha que ocorreria a alguém classificar como tal. Contudo, é nela que acontece a história de Rita, uma adolescente de 15 anos que inventa uma paixão assolapada por um homem muitos anos mais velho e romanticamente fotógrafo. João Nicolau, o realizador, a principio opta por uma narrativa relativamente linear mas, no final, embrenha-se no reino da imaginação, o da história que Rita constrói em volta do objecto do seu desejo, de modo a levar a bom porto o que tanto anseia. Histórias são interpretações da realidade e esta é uma das formas que muitos de nós usamos para lidar com algo que desconhecemos ou que queremos e não podemos ter. É o caso de Rita

Dois filmes que, à sua maneira, falam do poder da narração. O primeiro é mais ao meu estilo. O segundo nem por isso. Cada um de nós gosta das histórias que gosta.

Sem comentários: