O que vou lendo! - Ekho, Monde Miroir, vol. 3 e 4 - Hollywood Boulevard e Barcelona

(leiam o post anterior de Ekho, para saberem um pouco mais acerca desta BD)



As aventuras da sensual Fourmille Gratule no misterioso Mundo Espelho continuam nestes dois volumes de encher o olho. A impressionante arte de Barbucci continua a estontear com o controle de personagens cartoonescos e de cenários exuberantes. Não existe rigorosamente nada que este senhor não consiga delinear de forma cativante e sem perder legibilidade. A história escorre languidamente (tal como Fourmille), página após página, quadradinho após quadradinho, complementada pelas cores de Nolwenn Lebreton, que arranjam o quadro de forma plena e digna de figurar em galerias de arte. Cada folhear é palco aberto ao deslumbre do olho. Poderemos perder horas a escrutinar cada detalhe, cada expressão facial, cada personagem perdido na multidão dos grandes planos (quem é que consegue descobrir onde estão Harry Potter e os seus dois famosos amigos?).

A história de Arleston é deliciosamente pop, uma homenagem de sensibilidade francesa à cultura estado-unidense, no caso do Hollywood Boulevard, e à catalã, no caso de Barcelona. Mistura-se aventura com uma pitada de mistério à la Agatha Christie, litros de sobrenatural, erotismo soft e um sentido de humor ao estilo de desenho animado malandro. Tudo para construir dois livros e uma aventura de puro entretenimento que é muito mais que um guilty pleasure. A Banda Desenhada francesa é L'Arabe du Futur, mas também é Natasha, é Corto Maltese mas também pode ser este deliciosamente carnavalesco Ekho

Em Hollywood Boulevard os autores escolhem uma homenagem à idade de ouro da mítica cidade do cinema, envolvendo versões deste mundo espelho que emulam Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, entre outros. Em Barcelona escolhem Salvador Dali. Tudo servido com homenagens às cidades que dão o nome a cada volume, à semelhança do que já acontecia com os dois tomos anteriores, Nova Iorque e Paris. Porque as cidades elas próprias são personagens em todas as aventuras de Fourmille e dos seus companheiros neste estranho mundo mágico onde dragões são aviões e a electricidade não existe. Uma espécie de steampunk mágico.  Não sei quantos volumes terá Ekho no total, mas com entretenimento desta qualidade espero que continue de boa saúde por muitos e mais. Mal posso esperar pelo próximo número, Rome, onde o mistério dos Preshauns será finalmente revelado (e - quem sabe - o que é na realidade este delicioso Mundo Espelho).

Sem comentários: