BD é um ponto de vista.

"Pour la première fois je voyais vraiment Samaris... Je compris que durant toutes ces semaines, la ville n'avait existé que pour moi, qu'aucun  autre regard n'avant pu la percevoir. Les rues, les maisons ne s'établissaient qu'en fonction de mes trajets. Labyrinthe mouvant ou j'épuisaient  mes pas, ville insensée où nul parcours jamais ne répétait le précédent..." - Les Cités Obscures - Les Murailles de Samaris de Schuiten e Peeters.

Em 1982 foi criado o mítico DC Comics Style Guide, inteiramente desenhado por uma das lendas da BD dos EUA, José Luis Garcia-Lopez. Recentemente, na página de Facebook de fãs do desenhador apareceram, em toda a sua glória, as imagens deste livro. Podem-nas rever aqui mas neste post tenho o prazer de reproduzir das que mais gosto. Algumas que marcaram os cadernos da minha Primária e outras sobre as quais os anos acumularam excelentes memórias. Outras ainda porque contêm alguns dos meus personagens favoritos de toda a Literatura: a Mulher-Maravilha; o Super-Homem; o Gavião Negro (Hawkman); a Liga da Justiça.

Para quando um coffee table book com estas preciosidades da arte pop? Taschen? O que esperam? Perfeição como prenda de aniversário. Dificilmente consigo retirar tanto prazer de um livro de arte como da possibilidade de folhear este gigante da imaginação. A linha clara de Lopez. A sua infinita capacidade de humanizar poses maiores que a vida. A habilidade que tem de construir deuses populares. A harmonia do conforto. Este é e sempre será um dos gigantes mais esquecidos da BD do século XX. Mas, para mim, não é.

















Sem comentários: