Multiverso DC - o calvário da ressurreição – segunda parte

(termina o que comecei ontem na primeira parte)

(contem muitos spoilers)

Earth 2 volume 1: The Gathering TPB (the New 52) – reconheço que este não será tão importante quanto os anteriores. Contudo, incluo-o porque neste volume é reintroduzida a nostálgica Terra-2 ainda que com enormes diferenças em relação à original. A Terra-2 era mais do que só a original, era A ORIGINAL, ou seja, aquela onde apareceram, nas décadas de 30 e 40, as primeiras versões de quase todos os personagens da DC. Desapareceu na Crise e regressa neste volume. Ou seja, a editora assume, uma vez mais, a existência de mais do que um universo, mais do que uma versão dos seus personagens, muito à semelhança do que era a sua realidade pré-Crise. Por outro lado, os cinco primeiros volumes desta série valem a pena ler, pela sua qualidade. Posteriormente, quiseram ligá-la a um outro evento, Convergence (que faz parte da lista deste post), e a qualidade decresceu vertiginosamente.


Multiversity Deluxe Edition (ainda a sair) – O que Grant Morrison prometia há anos finalmente acontece: os seus contos do multiverso DC. Cada número passa-se numa Terra diferente e, ao mesmo tempo, a DC assume que estas não são histórias “imaginárias” (como se não fossem todas) mas parte da tapeçaria da sua “verdadeira” realidade. No número conhecido por Guidebook é, pela primeira vez, assumido que tudo o que aconteceu desde 1938 até hoje efetivamente ocorreu. Todas as Crises, todos os reboots, tudo. Nasce o meta-multiverso DC (já falei extensivamente de cada capítulo desta maravilhosa série – leiam aqui).



Convergence números 1 a 8 e as 40 minisséries auxiliares (estas não tão essenciais) – Acabaram-se os reboots. Todos os reboots aconteceram. Apesar de se tratar de ume série cuja qualidade várias vezes questionei, não deixa de ser um marco relevante neste caminho. Não só regressamos, nas minisséries auxiliares, a realidades passadas às quais ansiávamos regressar como, no final, o já falado maior evento catastrófico da DC, a Crise nas Terras Infinitas (spoiler, spoiler, spoiler), é anulado. Tudo regressa e é explicado porquê. Ou quase, porque ainda restam muitas dúvidas. Contudo, a partir de agora, poderemos regressar à Terra-2 pré-Crise, porque ela ainda existe. Nada mais é interdito. A potencialidade de exploração é multiuniversal.


Justice League (The New 52) 40 e Free Comic Book Day DC 2015 – E chegamos ao fim (por enquanto). Em Justice League número 40 é apresentado o prólogo de Darkseid War, que começará no próximo, a sair neste mês de Maio. Nas suas páginas, aquilo que era já parcialmente revelado no Guidebook de Multiversity é destapado na sua meta-glória. Os reboots aconteceram e os universos que morreram foram retroativamente ressuscitados. Ao mesmo tempo, finalmente sabemos quem é a filha de Darkseid, aquela que ele procurava nos “idos” de 2011 na primeira aventura da Liga da Justiça. O melhor de tudo, contudo, é descobrimos a verdadeira origem do Anti-Monitor, quem estava com ele no final de Forever Evil, tudo interligado com os Novos Deuses de Jack Kirby e com a estrutura do multiverso da DC criada por Grant Morrison (que já publiquei aqui). Escusado será dizer que esta aventura ainda não tem o seu TPB já que há que esperar pela conclusão da Darkseid War. É esse O evento que todos os fãs da DC esperam. Cá estarei para vos pôr ao corrente.

Existem outros aperitivos para a ressurreição do multiverso da DC mas, na minha opinião, não essenciais. Contudo, se quiserem poderão ler: Godhand, a saga que, há pouco tempo, envolveu vários títulos dos Lanterna Verde e que os enrolava numa guerra com os Novos Deuses de Jack Kirby; o recente regresso de Doomsday nos títulos do Super-Homem e, especialmente, a última página da história; The Wrath of the First Lantern TPB – esta ligação é, ainda, muito ténue, mas já que foi idealizado por Geoff Johns não me espantaria que alguma coisa ainda possa daqui advir. 

2 comentários:

Optimus Primal disse...

Convergence com todos o tie-ins vai ficar barato para ai 100 dolares us.Felizmente ja tenho os que queria Teen Titans e Shadow of the Bat e estou a ler a mini via digital,Tirando os personagens Earth 2 acho fraco ate agora com 5 numeros lidos.

SAM disse...

Já saíram os descritivos e preços dos TPB de Convergence. Estou com dúvidas se vou ou não comprar que coisa. Há coisas nãos mas outras que nem por isso. Vamos ver o que a carteira dita.