A Most Wanted Man de Anton Corbijn (O Homem mais Procurado)


Este não é apenas o último filme do recentemente falecido Philip Seymour Hoffman. Esta é uma história de espiões, contado no clima pós-11 de setembro, realizada pelo fotógrafo/realizador Anton Corbijn e baseada num romance do profícuo John LeCarré. Filmado tendo como pano de fundo a cidade de Hamburgo, centra-se nos esforços de uma equipe de contra-espionagem alemã  em desmantelar a teia de subsídios ao terrorismo que se espalha pelo mundo. Ao mesmo tempo, envolve velhos bancos onde antigos generais da URSS escondiam o dinheiro hipócrita e sujo,  uma jovem filha de dinheiro que tenta expiar a culpa do berço onde nasceu, colegas espiões alemães e estado-unidenses,  tudo misturado numa trama complexa, intrincada, mas curiosamente fácil de seguir.

Existe muito pouca coisa errada neste filme. Para vos ser sincero, tenho mesmo dificuldade em encontrar o que quer que seja. A galeria de atores que se prestaram aos diferentes papéis é exuberante. Nina Hoss, a brilhante protagonista de dois excelentes filmes, Barbara e Ouro, David Bruhl, muito conhecido por Good Bye Lenin e Inglorious Basterds,  Rachel McAdams, Willem Dafoe, Robin Wright, isto apenas para citar os nomes mais relevantes para a história. E, claro, o brilhante Philip Seymour Hoffman. Que não falha. Que parece derreter-se no papel. 

A história, como já disse, é intrincada mas extraordinariamente fácil de seguir. Já há muito que não se fazia um enredo de espiões que seguia tão bem alguns dos apetrechos e trejeitos obrigatórios de um filme deste estilo, mas de uma forma fácil, segura e sem grandes rodriguinhos, quer de estilo, quer de forma. A equipe de espiões exibe saudosos tiques e comportamentos que imaginamos serem os típicos da profissão (principalmente porque alimentados pela literatura e filmes), mas  escritor e o realizador exibem-nos e narram-nos como dados adquiridos, naturais.

Por outro lado, a complexidade da história subverte a moralidade e os julgamentos de valor fáceis e imediatos. Dois dos momentos chave do filme acontecem de forma serena: quando o espião interpretado por Hoffman encontra-se, por duas vezes, com a americana Robin Wright. A primeira, num bar escolhido por ela, situado no topo de um hotel. A segunda, num outro, este escolhido por ele, cravado nas ruas de Hamburgo. O diálogo que ele tem com a sua congénere à entrada do segundo é, para mim, o mais interessante de todo o filme. Revela não só a personalidade dos personagens em causa, mas os valores mais globais que estão sempre em jogo numa história bem contada. Como esta o é. 

Um filme que é pena ter sido o último deste ator. Que fique em paz.

Sem comentários: