O que vou lendo! - The Shade de James Robinson (escritor)


Estou a ficar velho!

Ler The Shade fez-me desejar pelo regresso do espírito que a editora DC exibia na década de 90/primeira década do século XXI. A DC que apostava nas visões de diversos autores, ao mesmo tempo que não se descolava da matriz super-heroística. A DC que não tinha medo de dar carta-branca a um par de escritores-desenhistas para nos contarem uma série finita, com principio, meio e fim, planeados e levados a cabo sem restrições e interrupções. Tenho mesmo muitas saudades desse tempo, e este livro fez-me ter mais certeza do bom que era (se querem saber mais sobre a minha opinião acerca da actual DC, leiam este post).

Apesar do elogio, este livro sofre, infelizmente, de um problema: dificilmente o leitor causal de BD poderá entender toda a piada ao folheá-lo. Os aficionados de BD, contudo, esses serão bem recompensados, principalmente se leram a extraordinária obra que Robinson escreveu na década de 90, Starman. De qualquer modo, mesmo para os que não a leram, pode ser que vos incentive a apanhar todos os volumes da série e a lê-los de uma assentada (são 10 em capa mole e 6 em capa dura, esta numa edição chamada Omnibus). Garanto-vos que vale a pena. Eu espero…

(…)

Já leram? Depois dizem-me se gostaram.

Bem, The Shade é a história que se segue e envolve um dos mais deliciosos personagens da galeria de Starman, o por vezes herói, outras vezes vilão, mas sempre enigmático Shade. Acompanhamos o protagonista enquanto viaja pelo mundo em busca do mandante de um assassino a soldo que gorou matá-lo. A odisseia recupera todo o talento que Robinson exibiu na série Starman. O escritor embeleza a narrativa com uma imaginação fértil e desregrada, regressa aos fabulosos interlúdios Times Past, tudo servido pelos desenhos de alguns dos melhores nomes da BD americana actual, apropriadamente escolhidos para cada capítulo. Sinceramente, não há nada que eu não gostasse desta BD e, portanto, torna-se difícil encontrar adjectivos e até algum distanciamento emocional. Cada história dentro desta longa epopeia recupera a magia de ler BD, especificamente aquela dos super-heróis, sem os atropelos de ter de ler outros mil e um volumes, recupera os conceitos deliciosamente gigantescos tão típicos da arte.

Infelizmente, parece que a mini-série de 12 capítulos (todos coleccionados neste volume) não teve a recepção esperada e merecida e, ainda que tenham ficado alguns mistérios por resolver (nada a ver com a história principal, mas antes com evoluções do personagem), Robinson diz que muito dificilmente The Shade regressa. Por isso apenas posso apelar a todos os que leram ou não Starman que dêem uma oportunidade a este excelente volume. Pode ser que assim eu consiga saber o que é a Biblioteca Escondida do Corredor Vermelho na Casa Triste.

(NOTA: Em baixo têm as capas dos dois primeiros Starman Omnibus. Procurem na Amazon UK. Estão baratinhos)



Sem comentários: