10 filmes favoritos do ano de 2009 (5.º a 1.º)

5. Avatar

Às vezes esquecemo-nos do que é a “Magia” do Cinema. Avatar relembra-nos. Literalmente uma janela para um mundo imaginário. Literalmente deslumbramento pelos cenários alienígenas que se descobrem à nossa frente. Um prodígio tecnológico com alma, coração, palpitações, braços, pernas, olhos. Parecia ser criança outra vez.
Momento(s) GRANDE(s): Todo o mundo de Pandora; O facto de os Na’vi reflectirem fielmente o trabalho dos actores.

4. Ágora

São raras as vezes em que um momento, uma história, reflecte, como um espelho em frente a um outro espelho, tantas outras histórias, tantos outros momentos. É raro quando um evento parece cortar a História a meio. É raro quando a confluência de vidas parece encapsular mudanças radicais no palco do mundo. Assim me o pareceu Agora e a história de uma mulher e de uma cidade e de um conflito.

Momento(s) GRANDE(s): Os conflitos tão iguais aos de hoje; Uma mulher a ensinar homens a serem Homens.

3. Shotgun Stories

No meio do silêncio das longas, muito longas, pradarias americanas e no meio da alienação humana surge uma pequena pérola de coragem, porque alguém se atreve a quebrar o ritmo. Uma história de atitudes e de como estas mudam e perduram vidas.

Momento(s) GRANDE(s): O rádio que insiste em apenas funcionar de quando em vez.

2. Låt den rätte komma in (Let the Right One in )

Esqueçam Twilight e New Moon: este é o filme de vampiros que renova o género dos vampiros. O realizador sueco afasta-se dos clichés, agarra-se aos sentimentos e personalidades humanos dos seus personagens e oferece-nos uma história de amor e amizade que ultrapassa o véu da morte, da noite e do dia.

Momento(s) GRANDE(s): A entrada da vampira na casa. A coragem da primeira reacção ao bullying. A vingança.

1. Inglorious Basterds

Tarantino consegue ao mesmo tempo fazer uma carta de amor ao seu amor pelo cinema e realizar um filme que não obedece a mais nada a não ser às suas idiossincrasias. Tece um argumento e uma narrativa tão seus e ao mesmo tempo tão de Cinema (com C grande como convém neste caso).

Momento(s) GRANDE(s): A primeira cena; O rosto que ri na tela de cinema; O vocabulário italiano de Brad Pitt.

2 comentários:

Nuno Amado disse...

Avatar... grande filme!
Aquele dos Vampiros que falas está em exibição? Se está, que nome tem em português?

SAM disse...

Em português chamou-se "Deixa-me Entrar" e já saiu há muito tempo de cartaz. :-( Estreou em Maio. É um grande, grande filme.

Mas, se puderes e gostares da temática, faz-te um favor e vai ver o Ágora.