As minhas 10 (e mais qualquer coisa) histórias favoritas do Batman!

Um dos momentos do ano está mesmo ao virar da esquina, antecipado por mim com entusiasmo de criança: o filme Batman vs Superman: Dawn of Justice. A DC Comics e a Warner Bros. preparam-se para lançar o seu universo cinematográfico de super-heróis. Já tinham começado com o Man of Steel de 2013 mas é com este BvS que assumem a sua intenção. Como leitor destes universos há quase quatro décadas, já reuni muitas historias favoritas que gostava de partilhar convosco em jeito de preparação para este Titânico filme.

Esta semana é a vez do Cavaleiro das Trevas, o Batman. Nunca foi o meu personagem favorito mas - é incontornável - as suas histórias são das mais emblemáticas da 9.ª Arte. Difícil é escolher.






Batman: Year One de Frank Miller e David Mazzuchelli

Em meados da década de 80, a DC Comics decidiu reiniciar todos os seus super-heróis do zero. Por causa do seu lendário trabalho na mini-série The Dark Knight Returns, coube a Frank Miller a tarefa de introduzir uma nova leitura à origem do Homem-Morcego. Essa versão é o brilhante Batman: Ano Um e a releitura é noir e sofisticada, pintando a chiaroscuro a degradada e corrupta paisagem urbana de Gotham. Isto enquanto um jovem Batman e um jovem Comissário Gordon tentam a todo o custo vencer a contagiosa criminalidade da urbe. Esta é, para muitos e para mim, a origem definitiva do Cavaleiro das Trevas. Miller e Mazzuchelli criaram uma obra-prima intocável já publicada em português pela Levoir (ainda que o Ano Zero de Snyder a Cappulo tenha também alguma a coisa a dizer)

Batman: The Long Halloween de Jeph Loeb e Tim Sale

Estes são os primeiros anos de Batman, pouco a seguir ao seu Ano Um. Quando os criminosos comuns começam a dar lugar aos carnavalescos e psicopatas super-vilões: Joker; Mulher-Gato; Pinguim; Enigma. O Cavaleiro das Trevas irá encontrar todos os seus maiores inimigos e assistir ao nascimento de outro, o Duas-Caras, enquanto enfrenta o mistério do Assassino do Calendário. Cinemático, noir e altamente divertido, a escrita de Loeb e o desenho de Sale voltariam várias vezes a continuar a sua também lendária colaboração no Batman (obra também já publicada em português pela Levoir).

Batman: Arkham Asylum de Grant Morrison e Dave McKean

A DC Comics estava ao rubro no pós-1986. Arriscava tudo, o que, na linguagem da BD da altura, queria dizer contratar autores que à partida não pareciam talhados para os super-heróis. O caminho tinha sido aberto por Alan Moore no seu Swamp Thing e principalmente pela importantíssima editora-chefe Karen Berger, a grande Mestre da revolução da BD nos EUA. Grant Morrison viria a transformar-se num dos mais aclamados autores das três décadas que se seguiriam e parte disso deve-se a este Arkham Asylum em colaboração com o ilustrador/desenhista/pintor Dave McKean. Os dois escolhem embrenhar-se nas paredes loucas do Asilo onde residem todas as mentes deturpadas dos piores vilões do Batman, que não sai ileso desta viagem. Essencial e a Levoir, graças a Deus, também já o publicou.

Batman: The Killing Joke de Alan Moore e Brian Bolland

Continuamos nesses loucos anos 80. A pedido de Brian Bolland, Alan Moore cria a mais importante e famosa história do maior inimigo do Batman, tão famoso quanto o herói. Devendo muito da sua interpretação do Joker à versão original da década de 40 e a Denny O'Neil e Neal Adams, este Palhaço do Crime é um abjecto psicopata, um filósofo que, por acaso, é o pior criminoso deste universo. Grant Morrison, muito recentemente, forneceu uma nova interpretação das últimas páginas deste seminal livro e que abre novos horizontes para a sua história (spoilers?): o Batman mata o Joker no final. Isto apenas prova a maturidade e força deste livro (publicado pela Levoir).

Batman: Knightfall por vários

Aos maravilhosos anos 80 seguiram-se uns não tão fabulosos 90. A loucura das editoras para revolucionar a vida dos seus mais emblemáticos personagens era uma doença. Uns morriam. Outros mudavam de uniforme e ficavam deprimidos. Outros, como o Batman, eram mortalmente feridos (neste caso, costas partidas) e substituídos por jovens mais violentos e adaptados. Contudo, ainda que Knightfall tenha nascido da moda e da ganância, recentemente li os três volumes americanos que coleccionam a integridade desta história e, surpreendentemente, envelheceu muito bem e o conteúdo é mais espesso e maduro que o esperado. Os desenhos não são do melhor mas a história acaba por funcionar como uma meta-reflexão do problema da BD na altura e que ela própria encarnava. 

Batman: Hush de Jeph Loeb e Jim Lee

Puro entretenimento. Puro blockbuster. As estrelas da BD, Jeph Loeb, escritor, e Jim Lee, desenhador, cultivaram , durante um ano, um mistério. Em doze números, muito à semelhança do que o primeiro já havia feito com Tim Sale, Batman encontrou a créme de la créme dos seus inimigos e amigos (existe mesmo um confronto com o Super-Homem de que falarei noutro post), isto enquanto tentava descobrir o verdadeiro criminoso por detrás de um crime. Se tantas outras histórias passam-se nas sombras, Hush é espectáculo (mas sem ser circense ou carnavalesco). Esta história foi publicada pela Devir em Portugal.

Batman de Grant Morrison

Eu sei que é uma grande batota. Durante vários anos, o escritor Grant Morrison fez muito mais que escrever apenas uma única história do Cavaleiro das Trevas. Escreveu muitas mas, ao mesmo tempo, escreveu apenas uma: a do mito. Apesar de ter feito muito pelo personagem ao, por exemplo, lhe "dar" um filho na pessoa de Damien Wayne,  Morrison apropriou-se do arquétipo e explorou-o de forma metatextual. O escritor, inclusive, partiu para  construção da sua macro-história a partir de um interessante princípio: e se todas as histórias do Batman, contadas desde o seu nascimento em finais da década de 30, tivessem ocorrido. Todas, mesmo as mais ridículas, aquelas onde se vestia das cores garridas do arco íris ou onde existia uma Bat-Vaca (sim, estou a falar a sério). E assim foi que Batman morreu, ressuscitou no longínquo passado e construiu o seu próprio mito.  Algumas desta histórias foram publicadas pela Levoir mas, infelizmente, não todas.

Batman: The Black Mirror de Scott Snyder, Jock e Francesco Francavilla

Scott Snyder tem se afirmado como a mais recente estrela na constelação dos grandes escritores que trabalharam com o Batman. A sua run na mais recente iteração da revista homónima do personagem, junto com o desenhista Greg Cappullo (a ser publicada pela Levoir), já figura na biblioteca das grandes histórias. Mas, a meu ver, esta primeira tentativa é ainda mais impressionante e de uma qualidade diferente mas também interessante. Enquanto a sua run com Cappulo é o blockbuster, a com Jock e Francavilla é o filme independente de pequeno orçamento, menos investido em pirotecnia e mais em drama psicológico. Os desenhos são especialmente atmosféricos e geneticamente apropriados ao ambiente do personagem. Uma das grandes vitórias da história recente de Batman.


Batman: The Dark Knight Returns de Frank Miller

Começa com Frank Miller e acaba com Frank Miller. Esta história quase que não necessita de qualquer apresentação. Saiu no que é considerado o melhor ano da História da BD dos EUA, o de 1986, o mesmo de Watchmen e Maus. Miller viaja para o futuro, para a Gotham com um Batman envelhecido e reformado. A histórica é sísmica porque afasta-se dos cânones à altura normais do super-herói e inventa uma nova abordagem, muito na senda do que também Alan Moore já tinha feito com Miracleman e Swamp Thing. O Batman era hiper-violento e a relação com o Super-Homem era, no mínimo, tensa. Acabaria por ser dos mais importantes virares de página da BD americana, criando um sem número de histórias como as que aqui falei, mas também os infames anos 90, onde anti-herói era sinónimo de aposta comercial (publicada em Portugal pela... adivinharam... Levoir).

Batman, the Animated Series de Bruce Timm


Não, não é BD, mas o título deste post fala de histórias e não das exclusivamente publicadas pela 9.ª Arte (sim, eu sei que abro uma caixa de Pandora). Na senda do The Dark Knight Returns e do Batman de Tim Burton surge este enorme desenho animado. Sem grandes alaridos, apenas focada no essencial do personagem e com uma estética Art Déco, esta série fornece-nos um Batman complexo, capaz de agradar a miúdos e graúdos. Há muitas e muitas histórias nas quatro temporadas e, portanto, claro que volto a fazer batota, mas acho criminoso não vos alertar para ela. É só confirmarem.

Sem comentários: