O meu MoteLX 2014 - Honeymoon, Brain Man e The Raid 2

Honeymoon de Leigh Janiak

O meu primeiro filme neste MoteLx de 2014 foi uma boa surpresa. Estou a falar de Honeymoon mas também de Dead Hearts, uma curta do realizador canadiano Stephen W. Martin. Como todas as histórias que realmente interessam esta é do amor de um casal que suplanta mil e uma adversidades na conquista da sua paixão. Acontece que esta curta mistura terror, humor e uma ternura absolutamente deliciosas. Não existem diálogos, apenas um narrador a contar-nos a pequena história ao longo da vida das duas personagens. Tudo em apenas 15 minutos. Mais não revelo porque todo o universo e estética devem ser apreciados  de forma virgem. Vale mesmo a pena.

Depois aconteceu o filme pelo qual se pagou o bilhete: Honeymoon da realizadora Leigh Janiak. O filme segue um casal em lua-de-mel numa casa de campo perdida numa floresta cerrada. Imediatamente estamos presentes a um lugar comum nos filmes de terror (a casa na floresta) mas subvertendo-o ao escolher um homem e mulher recém-casados (lembro-me apenas de Eden Lake, com um ainda desconhecido Fassbender, onde também tínhamos um casal). As "regras" do filme de terror implicam, em muitos casos, um conjunto de jovens em diversão numa casa perdida no mato. Por outro lado, quando começam a envolver-se em actos sexuais seguem-se os massacres, os gritos e o sangue. Neste Honeymoon, por um lado, temos apenas um casal e, por outro, a parte do relacionamento sexual (que aqui é particularmente sublinhada) é obrigatória. Ou seja, tudo o que se segue é inevitável (?).

A realizadora demora algum tempo a construir o relacionamento entre os protagonistas para depois o começar, paulatinamente, a destruir. Primeiro, com misteriosas ocorrências (importantes neste estilo de filme) e, segundo, com o lento decair da confiança entre ambos, as pequenas picardias que evoluem para outras, maiores e mais violentas. Tudo envolto num tipo de horror que deixa espaço ao espectador para interpretar a proveniência do "monstro" que espreita na escuridão. Contudo, os amantes de gore não ficam decepcionados. Existe espaço para tudo neste delicioso filme.

Como brinde para os apreciadores das séries de TV Guerra dos Tronos e Penny Dreaful, os dois actores de Honeymoon são quem representam os personagens Ygritte e Frankenstein.

Brain Man de Tomoyuki Takimoto

O terror japonês é já bastante conhecido do mundo ocidental. Filmes como Ring e Ju-On originaram versões em inglês que, contudo, estavam longe do "exotismo"  dos originais. Brain Man, baseado num romance do mesmo nome é, contudo, um tipo de terror bastante diferente do dos filmes citados. Nota-se uma estética similar ao Mangá, a BD japonesa, uma estranha (para nós) mistura entre humor, terror e inocência, para além do hiperbolismo que caracteriza alguns dos personagens e situações. Uma forma de teatro macabro. A história envolve um homem incapaz de sentir dor e emoção, capturado pela polícia e internado num hospital psiquiátrico onde é observado por uma das médicas residentes. Falar mais da história envolve estragar-vos a surpresa. Basta dizer que a verdade por detrás do enredo nada tem a ver com a sinopse que acabei de vos dar. Curiosos? Deveriam...

Apesar da geografia japonesa na forma de contar a história, nos planos,  no enredo, nos personagens e mesmo no estilo de actuação, parte do charme reside nisso mesmo, na apreciação da estranheza da estética. Quando nos aclimatamos, o filme desenrola-se de forma bastante divertida e entusiasmante e ainda que não seja uma película de terror tout-cour, tem um ou dois momentos de arrepiar. Colocaria antes no segmento dos serial-killers e, para que não vos estrague a tal surpresa, num outro estilo bem mais mainstream

The Raid 2 de Gareth Evans


A sequela. Um problema que aflige muitos e muitos filmes e que não resulta para todos. Funcionou para Star Wars, Padrinho, Infiltrados, e agora também para The Raid. Já o primeiro tinha estreado no MoteLx mas, infelizmente, não nas salas comerciais - ainda existe um claro deficit de salas de cinema que exibem cinematografia que não se limite à mainstream, à de autor ou à independente. Tratava-se de um excelente filme de acção, visceral, uma evolução bem construída do estilo inaugurado por Die Hard - mas com muito mais violência, acção, vertigem e falado em outra língua que não a costumeira. Escusado será dizer que tive presente na sessão do primeiro The Raid e esperava com alguma ansiedade por este segundo. Que, como já perceberam, não me desiludiu.

A fórmula do filme de acção passado num espaço exíguo não poderia repetir-se - Die Hard é disso a prova. Desse modo, o palco de The Raid 2 é mais amplo e cede lugar a outros lugares já explorados pelo filme de acção mas que neste é visto de outra perspectiva, sem duvida único. Lembro-me de uma trilogia que já aqui referi, Os Infiltrados - e que inspirou o filme que finalmente deu Óscar a Martin Scorsese, The Departed. Neste excelente conjunto de filmes (já falamos deles aqui) o tema dos polícias e ladrões infiltrados atingiu níveis de complexidade raramente vistos em cinema e The Raid repete, mas com o toque seu, com a sua sensibilidade e, sim, com o seu nível de violência e excesso de sangue. Voltam a existir lutas coreografadas mas de tal modo viscerais que surpreendem pela crueza bela - desculpem o oxímoro. Tal como no anterior, fica aberto espaço para o final da trilogia que, segundo sei, já está prevista. Este é um filme obrigatório para fãs de Cinema.

Sem comentários: