The Lunchbox de Ritesh Batra (A Lancheira)

A primeira coisa que me intrigou neste filme foi como é possível conseguir levar a lancheira certa às pessoas certas. Acontece que é esse o tema de todo o filme. 

A história é mais ou menos assim. Uma mulher procura reconquistar o seu marido pela boca. Prepara o almoço com requinte, com a ajuda da sua experiente tia e coloca-o numa lancheira. A dita lancheira é encaminhada pelas caóticas ruas de uma cidade da Índia, por meio de vários intermediários, num exemplo sublime de organização logística. Contudo, a intriga de que vos falei continua: como é possível a refeição correta chegar à pessoa correta? Pergunta feita, resposta dada: neste caso em particular, não chega. Chega antes a um viúvo, à beira da reforma, que, mesmo que surpreendido pelo lauto repasto (há muito que não dizia esta frase), delicia-se com o mesmo, lambendo dedos e panela, não restando nada. A conquista pela boca começa, apenas não a do marido. Começa uma troca de cartas, colocadas junto com o nan ou com a panela vazia, uma troca entre um homem e mulher sós.


Que delícia de filme. Que doçura. Como é possível alguém sair deste sem um sorriso nos lábios, um quente no corpo ou mesmo uma lágrima? Este amor cresce pela palavra e pelo sabor, sem necessidade de um futuro, apenas a premência de viver, não passar pelo tempo como se fossemos nada, não fizéssemos sentido. É difícil falar sem cair na lamechice, naquilo que tantos cínicos têm dificuldade em aceitar. Não porque não sentem, apenas porque não sentem assim. É mesmo muito difícil não ser foleiro. Mas assumo com palavras claras: adorei o filme. É belo. É doce. É lamechas. É tão bom. Qualquer outra palavra não lhe faz justiça. Vejam.

Sem comentários: