Los Amantes Pasajeros de Pedro Almodovár


Onde estás Almodóvar? É que em os Amantes Passageiros vê-se apenas um rasgo de ti, suave, etéreo, fugaz mesmo. Existem ali as cores garridas que tanto gostas, os personagens excêntricos ou apenas idiossincráticos. Temos a parada de atores que te seguem e a quem – merecidamente – presenteias com personalidades gordas, cheias de carne para trincar, ossos para roer. Existe mesmo o teu sentido de humor, deliciosamente mordaz mas, desta vez, parece perdido por debaixo de camadas de coisas fáceis e vistas.

Eu nem sou dos que gostam do teu trabalho apenas por causa dos filmes mais antigos ou daqueles outros dois, tão bons que são sublimes: Fala com Ela e Tudo sobre a minha mãe. Tu foste tão bom neles. Eu gosto de todos, mas o que melhores memórias me traz, o que me dá mais prazer, é o Volver, onde deste o melhor papel da vida à Cruz (pelo menos do que até hoje vi), onde desenhaste uma Ibéria deliciosa, carnal, mulher (sim, desculpa, mas acho que aquilo que ali retratas é tanto Espanha como Portugal).

Ah… as tuas mulheres, por quem sempre me apaixono. As tuas mulheres são todas feitas de vestidos exuberantes, personalidades devastadoras, batom, lábios, sorriso e riso. Enfim, latinas. Velhas, novas, mães, irmãs e tudo no meio, elas são as mais belas criaturas do mundo. E tu sabes disso há mais tempo que o mais velho de todos nós, os homens. E mostras o ridículo que somos.

Sim, tu que adoras mulheres, mães, gays, que adoras toda a vida, que odeias hipocrisias, machismos, rudeza, primarismos. Neste teu filme está lá tudo isso, essa tua sensibilidade, esse teu saber-fazer cinema. Está lá todo… mas tu já o fizeste muito melhor.

Não me interpretes mal numa coisa: o teu filme “mau” é melhor que o “bom” de tantos outros. Tu és como o Woody Allen, mas sem óculos, menos judeu e com a mesma graça. Eu gostei deste teu filme, mas gostava de ter gostado acima de tantos outros. E, infelizmente, não foi o caso.
Acredito que um dia queiras ser outro tu. Eu cá estarei para ver quando isso chega. Mesmo que sejam precisos mais 20 anos.

Sem comentários: