A Hora da estrela de Clarice Lispector

Eu não sei o que escrever. Não tenho jeito. Forço-me no papel. Tropeço no teclado. Erro muito. As ideias não se formam com a harmonia da eloquência. Forçar é sempre o caminho do idiota. Deveria parar de querer mas escrever é escrever. Continuar. Quase sem pensamento até o pensamento surgir. Sem pensar muito nisso.

Falta-me sabedoria. Deveria agarrar no caminho do comboio e segui-lo, pela rede, até á última estação. Como aquela mulher, Maria Carlota, a que se ria, mesmo quando a tragédia tanto a marcou mas a vida tanto a presenteou. Como se uma e outra pudessem ser duas entidades separadas e unívocas. Mas nela eram-no e em paz. Até o ponto em que a paz pode existir numa vida que existe. Nelas Maria Carlota tinha feito a vida.

A sua história é um monte de lugares comuns. Como todas as histórias. A vida começou e depois acabou. Não houve nenhuma lição de moral excepto as que houve. O que interessou foi o que aconteceu pelo meio. Já sabem. Tragédias. E coisas boas que se lhe seguiram e lhe antecederam. A tragédia, para quem conhece Maria Carlota, não interessa. Nunca interessou, porque ela continua a rir. Não aconteceu nada que tenha desperdiçado o dinheiro gasto na previsão de boa vida que a cartomante lhe vaticinou. Há pessoas assim.

Clarice Lispector é uma escritora brasileira porque na Ucrânia, onde nasceu, nunca saiu do colo da mãe. Morreu cedo demais em 1977. Tão cedo que as obras insistiram em continuar a sair mesmo depois de morta. Há pessoas assim.

Descobri-a agora. E agora está em toda a parte. A Hora da Estrela é o meu primeiro livro mas, asseguro-vos, não vai ser o meu último. Acho que isso é muito bom para mim.

Sem comentários: