
Sergei Eisenstein
1925
75 Minutos.
Na passada quinta-feira, a noite foi de estreias. Inaugurámos, simultaneamente, o cinema mudo e o cinema russo, nas nossas sessões.
O povo é como um oceano: uma enorme energia que quando se revolta é imparável. Este parece ser o mote que, Sergei Eisenstein, quer deixar no início de "O Couraçado Potemkin", ainda antes de citar Lenin.

Estes factos são o ponto de partida para um dos mais influentes filmes de propaganda ideológica da história do cinema.

A partir de um acontecimento histórico, este filme retratou e sintetizou simbolicamente o processo revolucionário, ao serviço da propaganda do regime.
É um documento histórico do ponto de vista político, mas também do ponto de vista cultural e artístico. Eisenstein foi um dos primeiros criadores da linguagem cinematográfica. Foi estudado, seguido e até copiado, por todo o Mundo. Foi original, criador, inovador e deixou técnicas e olhares novos nesta arte que, na altura, ainda dava os primeiros passos.
Para quem quiser ver o filme, ele está disponível para download aqui.
Sim... Ou melhor, não... Não há notas para este filme. Depois de confrontos violentos entre os membros deste grupo de pseudo-crítico-cinéfilos, (quer dizer... com muito tempo livre para dizer umas coisas), inspirados claramente pelo filme e pela presença, na sala, de várias classes sociais antagónicas (os bdsistas, os lírico-qualquer-coisistas e os cinéfílistas-compulsivistas), decidimos que não daremos notas a filmes anteriores a 1935. As coisa estavam a aquecer e ainda havia umas escadas para descer. Achámos (e somos bons a achar) que, para uma noite só, já chegava de massacres. O ano de 1935 foi consensual, dada a urgência de umas horas de sono.
Resta-nos informar, porque nos parece oportuno, que neste grupo existe grande mobilidade social. Como exemplo disso, pode referir-se que, durante os confrontos, alturas houve em que nenhum de nós sabia de que lado estava. Chegámos a ser um bocadinho de tudo e, até mesmo, nada de nada, em menos de 5 minutos. Como é de esperar deste tipo de pessoas, a data de 1935 pode ser revista em qualquer altura desde que isso nos seja útil.
Sem comentários:
Enviar um comentário