Star Trek de J.J. Abrams


Nunca fui um grande fã da série de TV. Nunca a vi consistentemente. Nem a original, com o Shatner e Nimoy, nem as variações mais recentes. Dos filmes originais, apenas vi o primeiro. Sempre preferi a Star Wars e muito mais a fantasia estilo Tolkien, já para não falar da BD. Tendo dito isto, acredito que estabeleci as minhas credenciais e as referências com que podem ler esta minha impressão do segundo filme desta nova versão de Star Trek.

É um filme divertido, despretensioso, cheio dos efeitos especiais que se pedem nesta temporada dos blockbusters e, acima de tudo, é suficientemente bem escrito para não só não incomodar, como mesmo entusiasmar, o que nem sempre é o caso neste tipo de cinema de entretenimento puro. O realizador, sem rasgos de maior, leva a bom porto uma história forte e verdadeiramente divertida.

Este novo capítulo inicia-se com um episódio que, não tendo nada a ver com a história principal, estabelece, desde cedo, a personalidade dos vários protagonistas, ao mesmo tempo que coloca em perspectiva a escala do universo Star Trek. Depois parte imediatamente para a operática e obrigatoriamente escabrosa escala deste tipo de filmes, com cenários grandiloquentes, vilões maiores que a vida, surpresas atrás surpresas, como convém num filme escrito e realizado por J.J Abrams.

Reconheço a minha limitação em apreciar devidamente este filme, já que não tenho os marcos geodésicos que permitem melhor me orientar mas, ainda assim, posso descansar quem quer que leia esta critica que passei uma boas horas sem bocejar, ainda que também tenham-me faltado alguns aplausos ou saltos na cadeira, como se fosse um puto que acaba de ver o melhor filme da vida. Para isso a esperança reside no Super-Homem.

4 comentários:

Nuno Amado disse...

Acho que é isso mesmo: boa diversão!
Não lamentei o dinheiro no fim do filme e isso é bom sinal!
:D

SAM disse...

Yep, Nuno. Divertido. Passa-se umas horas bem porreiras.

Luis Sanches disse...

Antes de mais quero dizer que não sou fanático por Star Trek. Gosto, tal como gosto de Star Wars e de tantas outras 'Star' coisas.

Bem, acho que concordo só mesmo no que toca a esperar que o Super-Homem seja melhor. Apesar de sim, ver-se bem, achei um filme muito fraquito. Guião completamente previsivel. - SPOILER - A sério, quando o comandante morre perto do fim, lembrei-me eu e ouvi pelo menos mais duas pessoas a comentar à minha volta "vai ser o sangue do outro que o salva". Ou seja, ainda nem o Spock tinha começado a gritar pela vingança já se tinha percebido que não havia azar. A loura também quando aparece de repente é tão óbvio que está a mentir. Enfim, e por aí fora. Resmas. E não me venham dizer que por ser para divertir temos de parar de pensar. A resistência por parte de certos membros da tripulação a tudo o que o comandante faz é também tão forçada e previsivel só para serem o contra ponto :S
Enfim, passemos aos pontos positivos, Khan é um bad ass de primeira e o actor quase que rouba todas as cenas em que entra, assim como o britanico que é responsavel pelo motor warp. Estes dois estiveram muito bem. As piadas às orelhas do Spock também me fizeram rir.

Mas o pior do filme mesmo é não ter nada a ver com Star Trek. Não é por acaso que SÓ no fim é que se houve uma entrada do capitão no diário de bordo da nave (aquilo com que começam 90% dos filmes e dos episódios).
Ora, com o titulo 'Into the Darkness' pensei que ia ver um minimo de exploração espacial. Afinal não. Pelos vistos é o próximo (pois o titulo pelos vistos tem a ver com o que eles vão fazer nos próximos 5 anos a seguir ao filme acabar :S Nem quis acreditar que o filme termina com o guião a começar a cumprir a promessa que fez no principio do filme. Vamos todos para aquele sitio do Universo a que ninguem foi, mas lá para 2015. Esse já se deve chamar 'Into the Darkness, Finally')

Por fim, como disse não sou nerd ou sequer me considero fan de Star Trek. Gosto apenas por ser sci fi. Mas este filme faz o mesmo por Star Trek que Frank Miller fez por The Spirit. Claro que não é tão mau como essa aberração, mas apenas aluga o nome dos personagens e coloca-os num conceito que não tem nada a ver com o original. Por isso, não. Quero o meu dinheiro de volta porque filmes destes que se vêem bem posso-os ver no canal 1 nos domingos à tarde.

SAM disse...

Olá, Luís, obrigado pelo muito bom comentário. Como viste do meu pequeno post, não tive tantos problemas como tu tiveste em relação ao filme. Gostei e pelo menos não me aborreci. Claro que uma coisa divertida não tem que se desligar o cérebro, e até partilho dessa opinião, mas tb não senti que estava a ver algo assim tão redutor. ;-)