Hooverphonic, os 4 minutos que nunca foram 15.

Antes de mais nada.

Oiçam a música do vídeo abaixo.

Depois falamos.



Já ouviram? Se sim, têm a mesma quantidade de informação que eu quando pela primeira vez ouvi esta canção e pela primeira vez me enamorei pela voz de Geike Arnaert e pela música de Raymond Geerts e Alex Callier, 3 belgas conhecidos colectivamente como Hooverphonic. A música, “Eden”, faz parte de “Blue Wonder Power Milk”, o segundo álbum da banda e o primeiro em que o seu nome passou a ser, definitivamente, Hooverphonic e em que a Geike se juntou ao colectivo.

Antes, com o nome Hoover (tiveram de mudar por razões óbvias de copyright) e a vocalista Liesje Sadonius, lançaram o álbum “a new stereophonic sound spectacular”, com fortes influências retiradas da emergente cena trip-hop e em Burt Bacharach. Mas é com o segundo álbum, “Blue Wonder Power Milk”, que captaram a minha atenção e lançaram-se numa aventura que produziu, na opinião deste vosso narrador, algumas das melhores canções pop de sempre. “Eden” é uma delas. Seguiram-se outras em outros álbuns mas com o mesmo efeito sonoro. “Mad About You”, “Vinegar & Salt”, “Out of Sight” do 3º álbum “The Magnificent Tree”. “Sometimes”, “One”, “Nirvana Blue”, “The World is Mine” do 4º “...presents Jackie Cane”. E por aí em diante...

Tudo servido no prato dos clássicos 4 minutos da música pop, mas com uma elegância e sofisticação sonora inquebráveis sob o peso do passar do tempo e bela para os ouvidos mesmos dos mais cínicos. A voz de Geike é pura melodia, emprestando um som etéreo que se estica na música e no sorriso de quem consegue se perder no entretecer das notas. Ou serei eu que imagino tudo isto?

Nunca percebi porque é que este grupo nunca conseguiu lançar-se mais alto e porque os seus talentosos 4 minutos pop nunca conseguiram lugares cimeiros em tabelas de vendas. E sinceramente não me interessa! Eles ainda continuam, prolongando a sua carreira de já de mais de 10 anos, e pode ser que presenteiem Portugal com mais uma presença e eu tenha o prazer de os ver pela 4ª vez.

Ah... e o facto de terem a mulher mais bonita da musica como vocalista também ajuda! Assim estão mais entusiasmados? Se não, sempre resta o site oficial e mais uma das suas canções...

Sem comentários: